sexta-feira, 25 de junho de 2010

A situação da criança em Angola

60% dos angolanos são crianças.

Quase metade das crianças angolanas não frequenta a escola.

45% sofre de malnutrição crônica.

Uma criança em cada quatro morre antes do seu quinto aniversário. (Angola tem a quarta taxa mais elevada de mortalidade infantil.)

100.000 crianças foram separadas das suas famílias durante a guerra.

4.5 milhões de crianças não se encontravam registadas.

Quase metade da população não tem acesso a água limpa e segura.

Fonte: UNICEF

Educação em Benguela

Benguela - O ministro da Educação, Pinda Simão, mostrou-se preocupado, quarta-feira última, em Benguela, com a existência de escolas que inscrevem maioritariamente alunos dos nove aos 12 anos na primeira classe.


O ministro, que falava na abertura do Encontro Metodológico da Educação, disse que há vários aspectos que podem ser interpelados para que se possa organizar da melhor forma e ultrapassar as dificuldades encontradas neste sentido.

Para si, algumas informações devem ser ainda confirmadas, uma vez que foram levantadas solicitações e viu-se de alguns directores provinciais que nem todas afirmações estão feitas em termo de qualidade de sistema educativo.

Considerou ser uma preocupação por se confirmar, afimrando que se esta é a realidade da qualidade de educação, o seu órgão vai trabalhar no sistema educativo, na óptica da reconstrução e unidade especial da educação.

Para si, vários aspectos precisam ainda de um aprofundamento, visto que a escola funciona como um parceiro social em factor de procura e de melhoria de qualidade de vida da população.

Acrescentou haver intervenções que foram feitas no quadro da educação com o centro de formação para interligação a comunidade e também nos aspectos relacionados com a informação, cuja intenção visa confirmar algumas ocorrências.

"Se há ainda a intenção, visando confirmar algumas ocorrências precisa-se antes ter uma informação viável e oportuna que apareça no momento apropriado, porque vai ajudar o sector a melhor conhecer a realidade do momento e aproveitar soluções que possam beneficiar o sistema educativo", afirmou o governante.

O encontro, que encerra sexta-feira em simultâneo com o segundo colóquio do Ministério da Educação, debate hoje temas sobre a criação e funcionamento das escolas nos diversos níveis de ensino-graus de intervenção e gestão (ensino público privado), o relatório sobre análise institucional, cooperação internacional, calendário escolar, alfabetização e a recuperação do atraso escolar.

"Mono docência", "apresentação dos resultados do estudo sobre avaliação da qualidade de ensino na sala de aula", aferição das competências dos alunos da 6ª classe (reforma educativa na província de Luanda), a gestão do ensino técnico e profissional" são outros temas do encontro, que conta com a participação de representantes do sector das 18 províncias do país.

Participam ainda do encontro Metodológico da Educação, os vice-ministros da Educação, o vice-governador da província para área social e económica, directores nacionais e provínciais, chefes de Repartição Municipal, autoridades religiosas e tradicionais, entre outros convidados.



www.portalangop.co.ao

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ENSINANDO A NAÇÃO ANGOLANA


“Vão e façam discípulos de todas as nações (...) ensinando-os” Mt 28:20
Angola, caracteriza-se por ter um povo em que a gratidão e a alegria são visíveis, ilustradas por sorrisos marcados pela esperança. A nação angolana vive hoje um momento ímpar de sua história. Fevereiro de 2002 marcou o fim de uma guerra civil que se estendia por quase 30 anos. Iniciou-se, assim, uma era totalmente nova para o povo angolano, era de profundas e animadoras transformações sociais.
Há muitos desafios num país em que 60% dos angolanos são crianças (Fonte: UNICEF) e quase metade das crianças não frequenta a escola.
Alinhada aos Macro - Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, a Atuação Voluntária, mobiliza profissionais voluntários cristãos, que desenvolvem material didático e ministram oficinas pedagógicas para professores que atuam em comunidades carentes. O Programa de Educação Atuação Voluntária em Angola, espera contribuir para a qualificação de professores e reduzir a situação de vulnerabilidade das crianças sem acesso a educação.
O alvo desse programa é capacitar os educadores para proporcionar aos alunos ensino de melhor qualidade, resultando em vida e futuro às crianças de Angola. O primeiro módulo de capacitação acontecerá em janeiro de 2011 nas cidades de Benguela e Lobito. Esse programa é resultado da parceria entre a Atuação Voluntária, o PROANGOLA - JOCUM e o PARCIF (Programa de Apoio, Reforço e Capacitação das Instituições Filantrópicas) do Governo de Benguela.
A Atuação Voluntária possui capacitadores qualificados, dispostos a contribuir para a educação das crianças angolanas. Precisamos de pessoas dispostas a interceder por essa equipe e a contribuir com recursos financeiros para que esse projeto torne-se realidade.
Certos de sua intercessão, apoio e investimento agradecemos pela sua atuação voluntária!
Equipe Angola 2011