segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programas para erradicação do analfabetismo aplicados com êxito

Campanhas de alfabetização prosseguem em todo o país - 27/08/10


Luanda – Os planos do Governo para a erradicação do analfabetismo no país, com destaque para o Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), estão a registar resultados positivos, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, a directora nacional para o Ensino Geral, do Ministério da Educação (MED), Luísa Grilo.

A responsável fez essa declaração à Angop, à margem de uma palestra, sob o tema “Alfabetização e os Processos de Aceleração Escolar: Uma Experiência Brasileira”, promovida pela Fundação Eduardo dos Santos, no âmbito da "Semana da FESA 2010" que decorre até ao dia 27 de Setembro deste ano.

Segundo a directora, o governo aprovou, em 2007, o Programa de Relançamento da Alfabetização e Recuperação do Atraso Escolar, que depois de regulamentado resultou no PAAE, que está a ser aplicado pelo MED, com “muito sucesso” no país.

Frisou que a implementação do PAAE está a contribuir para uma redução considerável da taxa de analfabetismo no país, conforme atesta o recente relatório publicado pelo Ministério do Planeamento.

“Um relatório recentemente publicado pelo Ministério do Planeamento, por meio do Instituto Nacional de Estatística, indica que o índice de analfabetismo no país baixou nos últimos anos, estando actualmente esta taxa cifrada em cerca de 24 porcento de pessoas alfabetizadas no país”, realçou.

Explicou que a característica principal do programa é a sua flexibilidade na integração e participação de todos os parceiros interessados em apoiar os projectos do Governo, no plano da erradicação da alfabetização no país.

Referiu ainda que o PAAE admite também uma diversidade de metodologias e de recurso, a utilização de vários materiais didácticos, assim como permite estruturas curriculares diferentes, por parte dos parceiros, proporcionando uma maior abrangência e inovação nesta espécie de ensino.

“O programa prevê ainda que os alunos, além de aprenderem a ler e a escrever, sejam incentivados a concluírem o ensino primário obrigatório, actualmente até a 6ª classe, pelo que estamos a ter êxito, atendendo que os alfabetizados estão empenhados a prosseguirem com os seus estudos”, salientou.

Para essa empreitada, o MED conta com o apoio de vários parceiros como as igrejas, partidos políticos, associações profissionais, entre outras agremiações cívicas que desdobram as suas actividades de alfabetizar pelo país.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/educacao/2010/7/34/Programas-para-erradicacao-analfabetismo-aplicados-com-exito,1ab8ef8a-c89e-4139-a8ab-a5acfc9448e7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário