segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Choro das Crianças Angolanas

Cruzamos o Oceano Atlântico. Há tempos sonhávamos em pisar em continente africano. Após doze horas de voo chegou o momento de finalmente desembarcarmos em Luanda, capital de Angola, na quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2011. Compondo uma equipe de dez profissionais voluntários, cada coração batia intensamente ao visualizar as primeiras imagens de um continente totalmente novo para nós. Enquanto absorvíamos lentamente imagens e odores de uma nação em reconstrução, reagíamos de maneiras diferentes ao cenário exposto diante de nossos olhos. Enquanto percorríamos as ruas congestionadas de Luanda, balbuciávamos exclamações de tristeza, medo, ansiedade, dor e alegria por termos chegado até ali.
Após percorrermos oito horas entre Luanda e Benguela, finalmente chegamos a nosso destino final. Durante duas semanas realizamos diferentes atividades: ensinamos aproximadamente seiscentas crianças; realizamos quarenta horas de capacitação para cento e trinta e cinco professores e demos início ao Programa de Educação em Angola, que será executado por trinta coordenadores locais durante o ano de 2011, sendo acompanhado pela coordenadora local do Pro Angola e pela equipe de profissionais no Brasil.
Em meio a todas as experiências vivenciadas, somos gratos a Deus pelo seu envolvimento e cooperação para a execução deste Projeto. Em nome da equipe de Profissionais da Atuação Voluntária, do Pro Angola, da JOCUM e dos Professores angolanos, agradecemos imensamente por terem ouvido o choro das crianças angolanas!


Juliana Pompeo Helpa
Coordenadora do Projeto de Educação

Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário